Viagem

EXTREMO SUL DO CHILE

de Punta Arenas a Puerto Natales contornando o Cabo Froward, Rumo ao extremo sul do continente chileno, uma rota diferenciada.

Clique na foto para ampliá-la
 
Um dos sonhos de todo motociclista é um dia fazer uma expedição pela Patagônia e Terra do Fogo chegando ao Ushuaia. Esta viagem está ao alcance de todos que tenham este propósito, sem distinção do estilo de motocicleta.

Para que seja algo mais proveitoso uma big trail pode trazer mais emoções, permitindo que o percurso possa proporcionar explorar lugares pouco visitados. Deve-se levar em conta que a maioria dos estilos de motocicletas ficam limitados às estradas convencionais e de rípio.

A minha opção por uma motocicleta big trail, é para atender esta minha vontade de passar por lugares praticamente desconhecidos, tendo toda a segurança e conforto necessários e, com esta motocicleta é que posso por aqui reportar uma das experiências mais incríveis que já vivenciei com estes meus anos de motociclismo.


A viagem...
A cidade mais austral do mundo, o Ushuaia, nesta viagem não era o meu objetivo desta expedição. Queria conhecer alguns lugares que uns amigos motociclistas do México já tinham relatado, saindo de Punta Arenas rumo ao sul, contornando o Cabo Froward até chegar à cidade Puerto Natales.

Um dos aspectos que mais me fascinava, era que para seguir esta rota teria que contar com uma boa dose de sorte. Primeiramente em razão das condições climáticas, por margear o Seno Otaway, pois qualquer chuva por um longo período já seria o suficiente para inviabilizar os acessos em razão dos fortíssimos ventos naquela região. Mas sorte não me faltou, estava ao meu lado.

clique na foto para ampliá-la
Tinha combinado com Marcelo, meu companheiro de viagem, que faríamos a tentativa de fazer esta rota e o máximo que poderia ocorrer, seria retornarmos para Punta Arenas e seguir pela estrada convencional.

Desde a nossa descida para o Ushuaia, mesmo por trechos desertos na Ruta 40, o combustível não nos preocupava face a programação de abastecimento por onde iríamos passar.

Seriam aproximadamente 450 km sem abastecer e embora a autonomia da GS Adventure para esta distância não ficasse comprometida, me preocupava o fato de que alguns fatores como ventos e dificuldade no piso pudessem alterar o consumo de forma significativa e termos que retomar a direção para a estrada convencional, a I-9, que liga Punta Arenas a Puerto Natales, mas não precisou, deu tudo certo.


Tínhamos chegado a Punta Arenas pelo Transbordador Crux Australis, onde deixamos a Terra do Fogo pelo oeste, embarcando em Porvenir.

Ao sul de Punta Arenas começaria a rota por estradas, rípios e off road


clique na foto para ampliá-la
Saímos por volta das 9 da manhã, as motocicletas já abastecidas, seguimos pela I-9 até Bulnes. Lá encontramos o Fuerte Bulnes, todo construído em madeira em homenagem ao presidente da República Manuel Bulnes que enviara uma expedição no início de 1841 para colocar sob jurisdição Chilena os territórios e as águas da zona do Estreito de Magalhães.

Depois das sessões de fotos no Fuerte Bulnes seguimos pelo rípio em direção ao sul. A estrada começava a dar sinais que mais a frente estava por vir um território não muito visitado. Já eram raríssimas as marcas de pneus no piso e o caminho ficava cada vez mais irregular, mas com um visual encantador.

Tudo estava ao nosso favor, o vento não dava sinais de vida e o sol permanecia forte. Inesquecível observar o verde das algas se misturando ao azul turquesa das águas do sul do Estreito de Magalhães.

O forte nos lembra aqueles de brinquedo quando éramos criança, onde os cowboys e os apaches não se entendiam...


clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la











clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la









Seguindo para o Sul, podia-se observar o Canal Magdalena e ao fundo a Ilha Dawson


Chegamos ao Cabo Froward no final da Y-622. Estávamos no extremo sul, já na região antártica
clique na foto para ampliá-la
continental, também conhecida como Península de Brunswick.

Não podíamos ficar ali por muito tempo, tínhamos que aproveitar que as boas condições gerais meteorológicas e começar a contornar a Y-622 a fim de tomarmos o rumo a noroeste (NW) para chegarmos a Puerto Natales.

O rípio já tinha uma característica diferente do solo argentino e dos demais que pegamos, era mais assentado, como de fosse ‘batido por alguma máquina’, mas a própria composição do terreno que favorecia. A estrada se afunilava na medida em que andávamos. Estávamos na rota certa, na tela do GPS o Vilarejo de Rio Canelo já aparecia a uma distância aproximada de 15 km. Ao chegar em Rio Canelo, apenas encontramos alguns barcos abandonados nas margens do Seno de Otaway.

O cenário era deslumbrante, onde a tranqüilidade do vento nos permitia ver refletir nas águas do Seno Otaway os picos da Cordilheira Riesco.

Seguimos pela I-Y460, estrada que só consta no mapa, pois este trecho pode-se considerar um verdadeiro off Road cheio de emoção, onde as motocicletas mostraram a sua familiarização com um pouco de adrenalina. Chegamos no Vilarejo Rio Verde.

Atente-se que neste trecho, a uns 50 metros logo após a ponte sobre o Rio verde, tem uma entrada para oeste, a esquerda. Não entre na mesma, pois não tem acesso para as margens do Seno Skyring. Siga mais uns 15 km, precisamente nas coordenadas 52.33.819 S – 71.32.780 W, terá uma pequena ponte, na qual você poderá seguir para oeste, e depois de andar uns 15 km chegar em Puerto Altamirano.

clique na foto para ampliá-la
clique na foto para ampliá-la
Após Puerto Altamirano a estrada de rípio apresentou um piso muito irregular, mas com condições para pilotagem, seguindo rumo noroeste (NW) a cerca de uns 30 km chegará ao Lago Aníbal Pinto a sua esquerda, que fica a oeste do vilarejo de Rubens e mais uns 2 km o Lago Balmaceda a sua direita. Me deparei com uma estrada com piso de terra batida misturado ao rípio, onde seguindo para norte, chegará ao Golfo Almirante Montt que forma a encantadora baía de Puerto Natales.

Já em Puerto Natales, fui para o Hotel Costa Australis, onde fiquei hospedado por 4 dias para conhecer a região, incluindo Torres Del Paine, Laguna Condor, Puerto Prata e outros a lugares que ainda não estavam em nossos planos.

Todos podem fazer este mesmo percurso, desde que a motocicleta seja uma com duplo propósito (dual purpose), que tenha uma boa autonomia de combustível, e principalmente contar com a meteorologia, onde no mínimo deve ter sol consecutivo por uns alguns dias, face à condições dos pisos em determinados trechos nesta rota.

O que mais quero dar ênfase, é que descobrir rotas alternativas, mesmo entre lugares já conhecidos, é algo que além de toda a integração com a emoção do motociclismo aventura, nos depara com cenários que são eternizados em nossa lembrança, e cada vez mais, nos despertam a vontade de buscar novas fronteiras.


"Sempre haverá novas fontreiras, quando não limitarmos os nossos sonhos"

Por: Eduardo Wermelinger


Fotografias do Seno Otoway e do Canal de Froward. O contraste do mar agitado no oceano na parte oeste e o retrato da paz, logo após as montanhas, onde a tranquilidade é contagiante. A natureza nestas fotos traduz os seus extremos e beleza.
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (44)

3/1/2013 09:38:25
WANDER PALOMO
Olá Eduardo feliz 2013 com muito vento,muitas curvas e que continue nôs relatando estas viagens maravilhosas que um dia, vamos fazer ...Forte Abraço ....

Obs;Nôs encontramos na rodovia D.Pedro I no posto Frango Assado e conversamos bastante ....
Sou o Médico Veterinário de Ouro Fino MG e está convidado a vir conhecer a nossa região do Sul de Minas.
 
29/11/2012 20:07:19
FELIPE CARLIER
SHow de comentários e viagem, ADOREI!
Parabéns.
ABs
Felipe
 
6/7/2012 17:46:38
DANIEL CHO
Caro Eduardo, boa tarde.
Eu sou fã destas aventuras, e gostaria de saber, considerando o atual estado das estradas para Ushuaia saindo do estado de SP, qual tipo de pneu é recomendado para um BMW 1200GS?
Agradeço desde já pela sua atenção.
Abraço.
 
9/4/2012 11:28:21
SERGIO
Beleza altas rota conheço quase todas na america do sul ja fiz toda menos a 40 estou par apegar ferias a qualquer momento então a qualquer momento saio pra viajar c puder me manda o mapa dessa rota obrigado abraço do dog
 
18/3/2012 15:03:01
SÉRGIO ROSA
Beleza de viagem....Parabéns. OSCARA VELHO MC
 
11/2/2012 10:38:07
ANTONIO PACHECO
Cara, isso sim é viver, aproveitar enquanto esta de olhos abertos e com forças para se equilibrar em cima de uma Moto. Não digo que é o meu sonho, pois quando sonhamos, estamos dormindo, estáticos. Prefiro dizer que é a minha meta, minha vontade. Só preciso trocar a Moto, encarar uma dessa sua (GSA)ou pelo menos uma GS Sport. Eu chegarei lá!
 
25/11/2011 23:20:14
MARTA LÚCIA TRUGILHO
Quem sabe um dia possa experimentar um pouco dessa experiência, quiçá um sabor possível...
 
5/7/2011 08:16:01
PEDRO
ok
 
4/3/2011 14:30:48
CHICÃO XRE
Caro Eduardo,
Esse site vem reforçar ainda mais a minha convicção de que devo fazer uma viagem dessa. Isto está previsto para o próximo ano, se Deus quiser e ele quer. Valeu!
 
13/1/2011 22:20:19
MARCUS
se inveja me é permitido estou com muitta inveja sonho um poder um dia. Obrigado por me enviarl seu email.
Se "Deus " fez a mulher tambem fez a motocicleta a unica diferença é que uma fala e a outra anda.
No paraiso todas estão, viva as motos depos viva a mulher. Não confunda
 
5/1/2011 16:12:01
JAILTON SANTOS
Parabéns pela viagem , é um sonho de todo motociclista, espero
um dia realizar uma viagem como essa, cheia de novas aventuras e lugares belissimos. valeu e obrigado por compartilhar essa aventura com nós mortais.

Jailton Santos - Recife-PE
 
5/1/2011 07:30:55
NELMAR GOMES
Eduardo,
parabéns pela viagem e pelas belíssimas fotos e obrigado por compartilhar com todos esta aventura magnífica. É um antigo sonho meu viajar pela América do Sul de moto e conhecer belezas naturais como as que vocês vivenciaram. Este seu relato me dá ainda mais coragem para continuar buscando realizar o meu sonho. Um grande abraço, muita paz e boas estradas.
 
4/1/2011 23:02:14
EDGARD BAIAO
Nobres amigos...Sigam em frente...grandes fotos...como fotografo dou nota 100 para todas as tomadas, angulos e olhar fotográfico da cena...parabens...Em puerto Natales Encontrei nosso Amigo Ricardo Atacama na porta do Hotel que ficamos, ele estava com mais outros amigos seguindo tambem em direcao do Ushuais. Ë muito gratificante encontrarmos no meio do nada em nossas viagens, amigos do quilate do Ricardo, amigo, cortes, solidario, cavalheiro e tantas outras qualidades...Sigam em frente....e nao esquecam de levar combustivel de reserva ok ? forte abraco.
 
17/12/2010 13:59:10
VANDERLEI FINATTO
Ola muito legalllllllllll
Agora 30/12/2010 estarei saindo em passeio sollo ao ushuaia e estou lendo muito a respeito...este meu passeio é para termenar de conhecer um pouco de nossa AMERICA DO SUL.
Eu e minha lander 250 conhecemos um pouco de toda America do sul.ABRAÇÃO SAUDE veja byvande.blogspot.com
 
15/12/2010 23:41:15
FRANCISCO ELEHÚ DA SILVACHICO PORTO ALEGRE
Grande Eduardo, gfrande viagem e lindas fotos.
Também adoro rotas alternativas e off road.
Quando me aventurar ao sul do Chile certamente tentarei conhecer essa rota.
Abraço
 
15/12/2010 16:09:45
MARCELO VORCARO
Grande Eduardo.
Parabéns pelo magnifíco roteiro da viagem. Perfeito!!! Fotos fantásticas, lugares mágicos!!!!
Falta no meu currículo esta trip pro Ushuaia.
Como voce ve, o sucesso do rotaway, pelo nipe de seus seguidores ai embaixo, só motociclista de ponta, desbravadores de rutas, como Ricardo Lugris, Ricardo Atacama, Cícero Paes, Jorge Cancela, Jorge Negretti, Evandro Dalben, Camilo Lucian entre outros que te acompanham e valorizam seu grande trabalho à frente do rotaway.
O mundo fantástico do motoaventureiros de grandes e inusitados roteiros te agradeçe pela divulgação constante de nossos feitos
Um grande abraço
 
14/12/2010 07:52:56
JOSE V VOLPE
PARABENS, TUDO DE BOM, QUE LINDO TUDO O QUE VOCE VIU E VIVEU , ISTO QUE LI E VI, NOS LEVA A FORTALECER NOSSOS SONHOS, OBRIGADO, COMO UM AMIGO JA QUESTIONOU E O PNEU PARA ESTE PERCURSO , COMVEM TROCAR PARA UM OFF, ALEM DE LEVAR DOIS STEPS ? ESTOU SAINDO NO MEIO DE JANEIRO AGORA 2001 , PARA UMA AVENTURA PARA ESTES LADOS UM TANTO MAIS PARA O NORTE, QUERO ENTRAR PELO PERU, ATRAVEZ DO ACRE E PASSAR PELA BOLIVIA E CHILE, DESCENDO ATE A ARGENTINA E ENTRANDO PELO RIO G. DO SUL, PREVISÃO DE 30 DIAS DE VIAGEM, ESTOU COM UMA ADVENTURE , AMACIANDO , COMEÇO DE JANEIRO QUERO FAZER REVISÃO DE 10.000 KM PARA INICIAR MEU PASSEIO, POR FAVOR ME DE ALGUMAS DICAS ALEM DAQUELAS QUE VOCE JA MENCIONOU NESTE SEU RELATORIO, FICO MTO AGRADECIDO QUEM SABE UM DIA NOS ENCONTRAMOS NAS ESTRADAS, MORO HOJE EM GOIAZ , EM UMA FAZENDA QUE É MEU RAMO, ABRAÇÃO
 
4/12/2010 16:27:37
CESAR ALVES
Eduardo, reparei nas fotos que voce usa pneus offroad. minha intencao eh troca-los em Punta Arenas, tem alguma dica de oficina que poderia fazer a troca? que marca usa e quantos kms consegue fazer com eles?
 
3/12/2010 17:20:06
RUBENS NOBRE DINDO
Caro Eduardo
Sou aventureiro do asfalto. fico com inveja ao ler seus relatos e ver suas fotos. Valeu amigo, pena que não sei andar fora de estrada, mas fico feliz em ler os relatos dos companheiros que fazem estas viagens.
Um grande abraço, fique com Deus.
Dindo
 
27/11/2010 06:08:01
RICARDO LUGRIS
Meu querido Eduardo,
Fotos que dizem tudo. Muito lindos esses horizontes. Que beleza a composição das imagens com a paixão nas tuas palavras. "Não viajar é como ler um livro sem sair da primeira página" (Rudyard Kipling). Precisamos fazer uma dessas juntos.Grande abraço e parabéns por fazer sonhar.
 
25/11/2010 03:38:25
GERALDO FRAGA
Bom dia Eduardo!
Parabens, lindo roteiro, adorei as fotos!
Estive tb em Ushuaia em Janeiro/2010 ... no próximo Janeiro estarei indo para Machu Picchu, Peru
Quando tiver em viagem na região do Espírito Santo, em Guarapari e Vila Velha agora tem a Pousada Raio de Sol com desconto de até 50% para motociclista!
Venha nos fazer uma visita.

www.prsol.com.br

www.cphotel.com.br
 
24/11/2010 22:37:55
EDUARDO WERMELINGER
Prezados,
JOÃO CRUZ, pioneiro em viagens aqui pelo Brasil, autor de AVENTURAS DE MOTOCICLETA EM 1960, que em breve estará com o seu livro, CESAR ALVES, JORGE CANCELLA, motociclista incentivador das aventuras, JORGE NEGRETTI, piloto que “literalmente anda pelos ares”, AIRTON BIANCO, ARY FREITAS, RÔMULO PROVETTI e KÁTIA V-STROM, agradeço o carinho a todos pela visita aqui no Rotaway.

Estarei respondendo individualmente por email, todos questionamentos feitos nas postagens.

Mais uma vez, o meu muito obrigado.

Eduardo Wermelinger
 
24/11/2010 21:34:08
KATIAVSTROM
Eduardo, obrigada por me mostrar mais um roteiro off road!
Conheço bem a região, mas esta rota é território novo pra´mim!
Qual foi a época da viagem?
Parabéns!
 
24/11/2010 13:39:45
RÔMULO PROVETTI
Eduardo, parabéns pela viagem e pelo relato, muito inspirador. Depois de ler fico me segurando para não deixar os compromissos e partir para a estrada. Aguardo ansioso pela continuação da viagem.

Abraços

Rômulo
www.viagemdemoto.com
 
24/11/2010 12:03:56
ARY FREITAS
Amigão, que fascinante seu trajeto de Punta Arenas a Puerto Natales pelo sul do continente. Imagino realmente que tenha sido um tempo de imensos e inesquecíveis momentos.
Já tive o privilégio de visitar a região, porém não por esta rota.
Parabéns pelo relato, me bateu uma grande vontade de voltar por aí.

DEUS te dê privigégios como este.

Ary
 
24/11/2010 09:01:58
AIRTON BIANCO
fascinante, e o fascinio de presenciar estas belissimas paisagens misturadas com o cheiro do vento!! incluirei esta rota, numas das proximas minhas viagens, parabens!! e muitos km de vida. so quen passa sabe.
 
24/11/2010 07:56:08
JORGE NEGRETTI
Eduardo valeu pela matéria e principalmente frase que encerra o texto.
Um amigo em comum, Rafael Costa (rabicó), que estava de KTM encontrou contigo ano passado lá em Quito, e ficou eternamente grato pelo seu apoio quando um companheiro dele de viagem tomou um tombo antes de chegar naquela cidade. Porque escreve isso aqui nesta página, é para fazer um agradecimento e tornar público a sua solidariedade para com os demais. Rafael me contou que você interrompeu sua viagem por uns 4 dias até embarcar o parceiro dele de viagem para o Brasil para que fosse operado por aqui, e com os seus contatos lá na BMW de Quito, conseguiu mandar a moto deste parceiro aqui pro Brasil de caminhão, e depois de tudo resolvido, aí você seguiu estrada.

Eduardo, em nome do meu amigo, valeu mesmo!

Um grande abraço para você, pro Policarpo, Ricardo Atacama, Cicero, Cancela e todos.

Valeu!

Jorge Negretti
 
23/11/2010 23:09:48
JORGE CANCELLA
Caro Eduardo,
parabéns pelo ótimo roteiro e pela belíssima viagem.
Em 2009, rodei nalguns desses lugares, foi incrível!
 
23/11/2010 23:01:39
CESAR ALVES
Eduardo, gostaria de fazer o trecho Cerro Castillo ate Calafate pela ruta 9,atravessando pelo passo Zamora. Estarei de GS com minha copila na garupa. Voce saberia informar sobre a estrada ?abs
Cesar
 
23/11/2010 18:06:36
JOÃO CRUZ
Olá Eduardo. Você que através do Rotaway usa sua arte para apresentar histórias contadas por motociclistas estradeiros, finalmente começou a contar as suas. Entendi que irá colocar em partes esta primeira aventura, cuja peculiaridade do trajeto será de grande valia para novos e veteranos estradeiros, por apresentar mais opções a todo aquele que quiser fazer uma diferente aventura pela região. Região onde irei assim que a temperatura local se igualar com a do Rio, + 40°C.
E espero, que após esta viagem pelo sul, apresente outras dos demais pontos cardeais, também com belas fotos, que por certo as tem bem guardadas.
 
23/11/2010 17:27:00
EDUARDO WERMELINGER
Amigos!
Me senti imensamente lisonjeado pela acolhida de todos aqui no espaço Rotaway.

O EDGAR lá do Espírito Santo, grande fotógrafo, EVANDRO, OTAVIO “GUGU”, agora em diante o homem das viagens/aventuras solo, FRED e esposa, aventureiros com sua Land Rover equipadíssima, FERNANDO PEDROSO, um amigo super participativo que não pode ver uma estrada que coloca a GS pra rodar, CAMILO, POLICARPO JR, o profeta da Jornada 3 Américas (J3A), DONATO MONTEIRO, RICARDO GESSULLI, RICARDO ATACAMA, grande amigo, o homem das expedições do Cone Sul, CICERO PAES, que traz na sua bagagem de motociclismo experiências traduzidas em poesias (Ganhei um livro seu, VIAGENS E CRÔNICAS PARA SAIR DO LUGAR COMUM, adorei!), LAURY e os demais amigos que por aqui demonstraram, o quanto o verdadeiro espírito do motociclismo, e a intercessão a qual a motocicleta nos leva de encontro a pessoas que compartilham das mesmas inspirações.

O meu muito obrigado de coração.

Eduardo Wermelinger
 
23/11/2010 17:20:32
LAURY ERNESTO KOCH
Beleza meu amigo Eduardo.
Desejo uma ótima viagem.
Grande abraço
 
23/11/2010 16:47:57
CICERO PAES
Bela viagem e belas imagens ! Sem dúvida, uma viagem para quem gosta de "sair do lugar comum".

Apenas uma observação a retificar (comum a grande parte dos viajantes para essa Região): Se referir à cidade de Ushuaia como "o Ushuaia".
 
23/11/2010 16:09:06
RICARDO ATACAMA
Rotaway é lugar de encontro dos "feras do Motoaventurismo"
Meus cumprimentos aos meus amigos RICARDO GESSULI(grande parceiro), EDGARD BAIAO (o fotógrafo), Gugu (jovem entusiasta) e Policarpo "O Sonhador" e o protagonista Eduardo Wermellinger
Abs a todos
Ricardo Atacama
 
23/11/2010 16:01:38
RICARDO ATACAMA
Eduardo
Voce reinventou as tradicionais rotas da Patagônia...alcançando lugares incríveis e que ninguem conhece. Parabéns pela iniciativa.
Ricardo Atacama
 
23/11/2010 15:51:46
RICARDO GESSULLI
Eduardo, parabéns pela aventura e o compartilhamento da mesma, estou gostando de ver como está crescente o mototurismo nas 3 americas, adorei seu relato, se puder dar mais detalhes e dicas em setembro pretendo fazer esse percurso.
Abs

RG
 
23/11/2010 15:51:18
DONATO MONTEIRO
Saudações Edu.
Alternativa tem seus sinônimos em escolha/opção, assim a big trail ou dual purpose nos dá este diferencial, esta alternativa na escolha de novos caminhos.
Parafraseando o amigo Cicero, vc escolheu um roteiro saindo do lugar comum.
Viagem show, parabéns, aguardo o complento.
Grande abraço.
 
23/11/2010 15:51:08
POLICARPO JR
As fotos estão de arrasar!!! O lance de ter colocado em preto e branco, ficou parecendo pintura, dignas de catálogos e calendários... lindas!

Gostei do texto tb, mto bom e gostoso de ler. Sem dúvida, os destinos podem ser os mesmos, mas as sensações e por vezes, os caminhos diferentes, fazem toda diferença.

O bacana do Rotaway, é que ao ler os relatos nos dá vontade de trocar o mouse pelo manete da moto! Abração.
 
23/11/2010 15:17:48
CAMILO LUCIAN HUDSON GOMES
Eduardo bos tarde !  Tudo bem com voce ?Vi seu e-mail sobre o sul e tenho vontade de ir lá .Estivemos este mes no Chile , alugamos as motos em santiago e andamos 4000 k ,Satiago ,mendosa , Neuquen , Villa Peuenia e Angustura , Pucon ,temuco e Chilan. Foi otimo 8 dias .Te pergunto voce tem a rota para sul pronta? compartilha ?Grande abarço ,Camilo Lucian.
 
23/11/2010 15:16:48
FERNANDO PEDROSO
Edu,
parabens, voce sempre nos surprende com caminhos maravilhosos, quando for da proxima vez me de um alo para ver se posso ir junto,
grande abraco
 
23/11/2010 15:14:30
FREDERICO LUCENA
Fala Edu! Conhece você e seu parceiro lá no monumento de Fragália, se lembra? Estava com minha esposa e um casal de amigos, em uma Land Rover. Depois seguimos para Punta Arenas e fomos para o Ushuaia. Temos muitas fotos daquela viagem. Não vou me esquecer jamais desta viagem. Parabéns pelo site. Um grande abraço, Fred Lucena
 
23/11/2010 15:09:07
OTAVIO ARAUJO GUGU
Eduardo !!! Que aventura diferente, adorei o percurso, quero conhecer mais detalhes. Faltou você contar o mês que fez essa travessia, ilustrando com isso, possivelmente a melhor época para se fazer o percurso. Haverá uma continuação da reportagem ou vai encerrar com essa e deixar a gente morrendo de curiosidade? Parabéns, meu velho. Aceite um fraterno moto abraço, Gugu.
 
23/11/2010 15:00:57
EVANDRO TAVARES
Parabéns pela viagem, beleza de narrativa e fotos. Estive em Ushuaia em Janeiro 2010, mas por vias convencionais e já foi bem interessante.
Realmente uma experiencia ímpar.
Abraços .
 
23/11/2010 15:00:23
EDGARD MENDES BAIAO
AMIGOS

FIZ UMA VIAGEM AO USHUAIA EM FEVEREIRO DE 2009, E PASSEI TAMBEM POR ESTE ROTEIRO NA MINHA VOLTA. PUNTA ARENAS, QUE TEM MILHOES DE CACHORROS NAS RUAS CORRENDO ATRAS DAS MOTOS, DEPOIS PUERTO NATALES, TERRA DO FOGO E TODAS AS GELEIRAS EM EL CALAFATE.
PARABENS A VOCES E QUE CONTINUEM FAZENDO O QUE A GENTE AMA FAZER.....ANDAR DE MOTINHA.
FORTE ABRAÇO E VAMOS EM FRENTE.
ESTE ANO DE 2010 FUI A MACHU PICCHU, NAO CONSEGUI SUBIR POR ESTAR CHOVENDO E DESMORONOU..VISITAMOS OUTROS PONTOS TURISTICOS E VALEU A PENA...A PROXIMA VIAGEM SERÁ O ALASKA E FECHAREMOS A COTA...
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
FEGO
 abaixo