OS PIRINEUS POR ARGUEDAS
Numa viagem por altitudes entre dois oceanos, notei que os Pirineus da Espanha são muito diferentes de suas contrapartes francesas: solitário, selvagem e surpreendente.
Na Europa não existem muitas áreas onde estradas entre o mar e o clima desértico estejam tão próximos. São menos de duas horas de viagem desde o Oceano Atlântico em Cabo Higuer, e as verdes colinas do País Basco, Zaragoza.
A leste de Arguedas a estrada de asfalto estreito termina e uma pega-se outra estrada de terra rochosa que leva a Bardenas. Ali, nos Pireneus, onde desfiladeiros sem água, decorados com montanhas que se apresentam em várias tonalidades de cores, como se a natureza contemplasse a sua beleza e nos dá boas vindas.
Uma cena maravilhosa, o sabor da vastidão, da liberdade e aventuraSeguindo por uma estrada off road para o norte, aos poucos deixo para trás o deserto, espalhadas por campos de trigo, surgem algumas ovelhas soltas pela região.
O sol já quase se pondo e a represa de Yesa faz com que Ruesta se torne um contraste de paisagem a poucos quilômetros, onde as ruínas daquela antiga vila contam a história do lugar, quando no século XI, os árabes construíram ali um castelo. Infelizmente, parte daquela arquitetura já está em ruínas.
No silêncio dos Pirineus espanhóis existem pontes antigas que ainda se mantem erguidasA Garganta de Anisclo, com 1200 metros de altura, paredes verticais estreitam o cânion mais famoso dos Pirineus e as águas que correm entre os caminhos cortados nas pedras é algo fascinante, indescritível.
Uma das mais belas paisagens do norte de Aragão, Poplar, um lugar que vai te recepcionar com árvores nas margens do acesso, papoulas e trigo que trazem um brilho dourado contrastando com as montanhas.
Aqui cenário é totalmente envolvente, e quando encontramos algumas contruções ainda consevadas, nos faz imaginar quantas histórias ali foram guardadas com o tempo, e todo aquele clima, nos remete ao século passado.
A região de Aragão está atualmente abandonada e nos leva a imaginar os valiosos registros perdidos daquele lugar!
Felizmente e com grandes esperanças, em breve esta tendência irá reverter-se pois o benefício do turismo está começando a trazer recursos, permitindo que algumas das casas antigas sejam restauradas.
Javierre, uma pequena cidade, quieta, esquecida no tempo, mas cheia de encantoAgora o Mediterrâneo está tão perto que as brisas daquela direção já trazem o cheiro do mar.
Seguindo mais alguns quilômetros para o ponto mais oriental da Península Ibérica, chegamos a Cap de Creus.
E de lá o farol branco, com a cor que predomina nas construções do lugar, sobre as rochas, nos acena como um marco que chegamos ao fim dos Pirineus espanhóis!
Saiba que uma viagem por esta região do Pirineus tem tantas opções de rotas, e dependendo do roteiro, você poderá conciliar sua disponibilidade de tempo com um belíssimo passeio.
Coloque este roteiro nos seus planos de viagem, e aí você poderá constatar de perto o encanto que é estar rodando por esta região.
Pirineus espanhóis é um lugar infinitamente a ser descoberto.
Abraços e boas estradas.
Eduardo Wermelinger
Comentários (16)
28/3/2015 18:14:24
MARIA DA PIEDADE
Eduardo, alem da delicia que é está conhecendo com detalhes tantas regiões encantadora, ainda compartilha conosco. Amo geografia, historia, cultura, povos, imagens. Parabens. Continue nos encantando. Bom demais.
26/1/2015 13:31:57
MARCIO ALVES ROBERTO
Grande Eduardo! Como está, meu amigo? Tenho saudades de falar contigo, batermos um papo, falarmos de motos e viagens...
Estou meio parado, muita coisa pra fazer, a vida passa rápido!
Vendo a matéria no Rockriders, que citou o seu nome, entrei e me maravilhei com esta rota. Quero fazer com a esposa, mas não sei quando...
Me ligue quando puder!
Um grande abraço!
Marcio Roberto - Campo Grande/MS
17/1/2015 10:32:48
POLICARPO JR
Grande Eduardo, estou partindo para essa região em março/15, rumo a Marrocos desde Londres e cá estou lendo a matéria e vendo as belas fotos do amigo. Um forte e saudoso abraço, Policarpo Jr
12/8/2014 10:48:51
JULIANE C.N. GREIN
Ola, bom dia Sr. EDUARDO
Em maio do ano que vem vamos fazer um tour de moto pelos pirineus. Serão 6 dias com 2.300 km , não entendo nada de moto e meu marido tbem não, gostaria que vc me indicasse uma moto e potencia. Na empresa que aluga tem várias, bmw, ducatti, honda, que vão de 650 cc até 1200.
Agradeço desde já. JULIANE
24/8/2013 13:47:16
TERESINHA
O Eduardo nos brinda com mais uma série linda de fotos.
Quando fiz o Caminho de Santiago, saí de Sain Jean Pied de Port
Vi pedaço dos pirineus franceses, e nem lembrei que tinha também espanhóis.
Parabéns . Abraço
5/3/2012 20:13:34
GAETANO MONTEIRO
Eduardo meu amigo! Nos conhecemos quando você estava subindo o Pirineus. Pena que não pude te acompanhar, pois a minha moto não era uma big trail. Em maio deste ano volto para a Espanha.
Abraços. Gaetano
3/3/2012 19:38:10
CHARLÃO
Eduardo, um passeio de encher os olhos.
Nem sabia que na Europa ainda existiam estradas assim pela Europa. Mais uma no caderninho!
Amplexus fraternus
Charlão
2/3/2012 11:30:31
AIRTON BIANCHO
dimais conheço do outro lado; chegando ate andorra lado swiso e sempre maravilhoso. continue assim.
28/2/2012 15:00:39
ALFONSO LUGRIS
Amigo Eduardo: Una vez más me recreo leyendo tu relato sobre esa cadena de montañas que separa a mi bella y siempre añorada España, de la siempre bella Francia (Pirineos).
Preciosas las fotografias!!!! Una vez más te digo, gracias amigo por tan precioso regalo!!!!
27/2/2012 12:15:09
OSWALDO PIGOSSI JR
Ola Eduardo, como sempre lindas fotos, lugares mágicos,
Ja fiz essa região, mas sem off road, realmente a região de Aragon é misteriosa e linda, outro lugar imperdível, e se vc tiver fotos, vale a pena comentar é o Parque dos Picos de Europa, relativamente próximo e maravilhoso. Que saudades!!
Abraços
27/2/2012 11:37:42
EUGENIO PACELLI
Muito bonito tudo isso ai.....
Papai do Ceu e um verdadeiro ARQUITETO DE UNIVERSO.
Valeu EDUARDO.
27/2/2012 09:54:27
VICTOR HUGO CALAZANS
Eduardo, porque não organiza o passeio pela região de Andorra? Já que você tem contato com empresas que alugam motos por lá, então, vamos pensar nesta ideia. Estou dentro. Abs.
27/2/2012 09:04:55
PABLO MILÁN
Amigo Eduardo. Los buenos recuerdos cuando viajaban aquí. España, y amigos aquí vovem, los brazos están siempre abiertos a recibir.
Un abrazo,
Pablo Milán (Mataró, España)
Honda XRV750 Africa Twin
27/2/2012 07:56:08
OTAVIO ARAUJO GUGU
Amigo Eduardo, mais um roteiro espetacular repleto de instigantes e belas fotos, as quais recomendo aos leitores as observem em tamanho maior devido a detalhes nelas contidos. Você a cada semana nos surpreende, trazendo aos motociclistas novas opções de viagem. Parabéns.
Fraterno moto abraço a todos, Gugu - Taubaté/SP
27/2/2012 01:09:41
EDUARDO
Eduardo, felicitaciones!!! es muy hermoso todo.
vivo en Argentina compre una moto Triump tiger xc el 8 de junio del ano pasado y no me la entregan, Argentina un país sorprendente con dirigentes muy malos.
muchas suerte y que disfrute de su hermoso viaje.
soy amigo de Gugu vivo en Ushuaia
Eduardo Luis Morbiducci
26/2/2012 22:36:11
CARLOS
Olá Eduardo boa noite. Há quanto tempo... desde a matéria sobre "Um passageiro muito especial", que não nos falamos heim?! Eduardo, estamos planejando um passeio p/ conhecer e fazer o "Caminho de Santiago de Compostela" e pensamos na opção de fazê-lo de moto. Qual sua opinião e dicas a respeito, já que vc conhece melhor do que ninguém. Grande abraço e se vier p/ SP, região de S. Sebastião-Boracéia, contate-me.
abs
carlos