Quinta-feira: Guerrero Negro - Santa Maria
30.06.2011
Saímos da costa do Pacífico com destino a outra cidade também na costa do Pacífico, mas para chegar lá a estrada vai até o meio da península subindo novamente as montanhas.
A viagem não foi muito diferente dos dias anteriores, com uma característica que já havíamos percebido mas que ficou mais clara nesse dia: ao contrário do que estamos acostumados, nessa região a temperatura sobe ao invés de baixar quando se sobe às montanhas. É uma coisa de louco: você sai de temperaturas abaixo de vinte graus na costa, sobe a algumas centenas de metros nas montanhas e a temperatura vai parar nos 40 graus! Daí, se você for para o lado do Golfo da Califórnia a temperatura fica na casa dos 30 graus ou mais, se for para o lado do Pacífico ela volta a despencar abaixo de vinte graus.
Aliás já lá em Mazatlán passamos por uma situação inusitada: iniciamos a viagem e de repente comentamos que até que naquele dia a temperatura estava agradável. Olhei o termômetro e ele mostrava 29 graus! E nós estávamos achando isso fresco! Quem diria...
Quando descemos das montanhas em direção a Santa Maria, nosso destino nesse dia, surgiu uma zona agrícola enorme, com muitas fazendas, com plantações diversas, tudo mantido com irrigação artificial. Um verdadeiro oásis naquele deserto.
Ficamos num hotel muito bom e no jantar recebemos como brinde um prato de entrada feito com um tomate, cujas fatias são do tamanho de uma grapefruit, produzido lá mesmo, pelo Rancho Los Pinos, cujos donos também são donos do hotel. Esse rancho é praticamente dono de Santa Maria e estende sua produção também para o Estado da Califórnia nos EUA garantindo emprego para muitos.
O hotel é à beira mar, muito bom mas tínhamos aquele ventinho irritantemente frio, encanado, típico do Pacífico norte, para alegrar o verão na Baja Califórnia. Havia uma família como hóspedes, com vários parentes, que foi à praia com cadeiras de praia, chapéu de sol e ao tentar abrir o guarda sol, com aquele ventinho, mesmo com a ajuda de mais três não conseguiu. Ainda pensamos: nunca devem ter ido a qualquer praia no Pacífico.
|
Praia gelada do hotel |
|
Praia gelada do hotel |
|
Praia gelada do hotel |