Destino Alasca

Domingo: Buttonwillow - San Rafael

03.07.2011

 
Tratamos de saír um pouco mais cedo para não pegar tanto calor, mas antes passamos por mais um tratamento de engorda com o café da manhã do hotel. Acreditamos que nessas trinta e seis horas dentro dos EUA já havíamos ingerido mais calorias que em duas semanas no México.

Lixo de um café da manhã  
Gado esperando transporte - abate?  
Céu azul e calor escaldante  
Aqueduto da California  













E além do falta de equilíbrio da alimentação, ficamos chocados com a geração de lixo: nesses motéis pratos, copos, talheres, tudo é de plástico, obviamente descartável. Vejam na foto ao lado a quantidade de lixo que geramos em um café da manhã. Imaginem isso multiplicado por todos os hóspedes de todos os motéis que oferecem isso! E ainda por cima tudo um lixo de difícil decomposição.

Aqueduto da California  
A viagem em si foi tranqüila, só com o calor usual em grande parte dela. O bom é que se o objetivo é avançar de maneira rápida, sem paradas turísticas, as Interstates são estradas que rendem muito: elas varam inclusive cidades grandes, passando às vezes pelo meio delas sem nem sequer uma diminuição nos limites de velocidade - também, estão completamente isolados do entorno. É facílimo manter médias de 100 km/h sem passar dos 110 km/h nenhuma vez.

Uma coisa bonita que essa jornada nos proporcionou foi ver de perto e cruzar diversas vezes o aqueduto da Califórnia. É uma obra fantástica (apesar da produtividade baixa por causa da quantidade de água perdida por evaporação): o sul da Califórnia seria um completo deserto sem ele, pois não há cursos d'água com volume para alimentar lavoura e cidades da região. Então a água dos rios Sacramento e San Joaquin, perto da cidade de Sacramento, a uns 600 km. ao norte de Los Angeles, é desviada e levada até lá por esse canal.

Claro que não é tão simples, e a água tem que ser bombeada a intervalos para níveis mais altos para descer por gravidade até um ponto onde seja bombeada de novo e continue seu caminho. Ao longo de toda a estrada se vê as plantações e seus sistemas de irrigação extraídos do aqueduto. E cidades também são alimentadas por ele. Uma obra fantástica!

Estrada de sábado antes do 4 de julho  
Viajo, levo minhas bicicletas  
Richmond Bridge  
Namorando no parque  













Por quê San Rafael? Porque temos uma amiga lá e queríamos ficar perto dela. Logo na chegada ela nos apanhou no motel e nos levou para passear um pouco pela região, mostrando um pouco dessa região maravilhosa que é o entorno de San Francisco.
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
CBIO
 abaixo