Destino Alasca

Sábado: San Rafael - Mariposa

09.07.2011

 
Nesse dia retomamos a viagem de verdade - já estava na hora de rodar novamente!

Mariposa é uma cidadezinha perto do Parque de Yosemite, que era o destino real desse trecho. Saímos de San Rafael, da casa da Célia e lá estava ela para se despedir de nós e desejar uma boa viagem. Essa despedida faz falta numa viagem dessas: são semanas de impessoalidade entrando e saindo de hotéis em diferentes países, onde até se recebe votos de "boa viagem”, mas o tchauzinho da Patricia/Zema, da Tereza/Paulo, David Cruz, Nazaré/Haroldo, Lucila/Axel foram especiais. Obrigado a todos pela receptividade e pelo 'aquecimento humano' que nos proporcionaram.

Cruzando a Richmond Bridge com 14 graus!  
Motos por todo lado...  
Figos ao longo da estrada  
O que se vê no caminho de Yosemite  













Foi uma viagem tranquila, diferente do que havíamos rodado até agora nos EUA: em parte optamos (e em outra parte não tínhamos opção) por trafegar em estradas secundárias, procurando ver um pouco mais de perto o país - nas Interstates fica--se muito isolado dos detalhes e a velocidade também dificulta apreciar detalhes.

Pouco depois de Oakdale começou a subida de uma bela duma serra, mas até isso é muito fácil nos EUA: estrada confortavelmente larga e velocidades máximas que nem permitem deitar a moto - mesmo fazendo curvas vamos acabar com os pneus irremediavelmente quadrados. Antes mesmo de chegar a Yosemite já pudemos curtir paisagens muito bonitas!

Havíamos deixado que o GPS traçasse o caminho, pedindo o mais curto e não o mais rápido, o que nos levou a entrar no parque pelo norte, antes de chegar às áreas que concentram a hospedagem. Então já nesse processo de procura de hospedagem pudemos começar a apreciar a beleza incrível desse parque. É uma beleza ao mesmo tempo selvagem, por causa das montanhas e de todos aqueles paredões de rochas, quedas de águas e rios caudalosos, sequoias, pinheiros e outras árvores em grande quantidade e enormes, centenárias... e harmoniosa, pois um acidente geográfico complementa o outro. Incrível! A temperatura é amena, agradável nessa época do ano.

O que se vê no caminho de Yosemite  
Mariposa - Primeira cachoeira que vimos em Yosemite - Bridalveil   
Mariposa - Primeira cachoeira que vimos em Yosemite - Bridalveil   
No mirante de onde olhamos a cachoeira  





















A questão de hospedagem foi um razoável problema nesse dia: já estamos em plena alta estação de verão e além disso era sábado. Nem procuramos hotel dentro do parque, porque são bem mais caros que os de fora. O problema foi que em El Portal, um vilarejo que quase só tem o hotel, também só havia hospedagem a partir de US$ 180, e praticamente sem alternativas. Acabamos indo parar em Mariposa, a uns 45 km. de El Portal, onde também não pagamos muito menos, mas pelo menos Internet era de graça - em El Portal ainda teríamos que pagar extra para isso.

Mariposa é uma cidadezinha muito simpática, praticamente uma rua só, que é a da estrada, por onde se espalham as casas, comércio, praças e hotéis. Com isso pode-se participar dos eventos só de se caminhar pela cidade - quando saímos para procurar o que comer havia um concerto de música country num pequeno parque à beira da estrada.

Rio Merced  
Vejam onde a trepadeira foi se pendurar!  
Árvore filtrando os raios do sol  
Polícia montada controlando o trânsito  





















Expecionalmente divertido foi ver três policiais locais, a cavalo, plantando os cavalos no meio da rua-estrada para parar o trânsito e permitir a travessia de pedestres. Tipicamente o que o americano chama de overkill (exagero).
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
SOJI
 abaixo