Destino Alasca

Quinta-feira: Banff

18.08.2011

Hoje fomos fazer passeios que exigiram a moto. Dia bonito, com sol, temperatura 12ºC. Saímos com roupa leve e o ventinho frio bem no limite do conforto!

Passamos por uma hidroelétrica que usa as águas do Rio Bowl, que só deve produzir energia para a própria cidade. Não é a primeira vez que vemos soluções de geração de energia em pequena escala.

clique na foto para ampliá-la
O vale visto de Sulphur Mountain
Habitante de Sulphur Mountain

Fizemos um 'circuito de lagos', e foi interessante porque em cada um algo chamava a atenção: no Johnson um homem entrou nas águas para nadar (imaginem uma água com temperatura certamente abaixo de 10ºC), no Two Jack duas moças saíram de caiaque (mesmo comentário, mas elas pelo menos tinham uma chance de ficar secas) e chegamos ao Lago Minnewanka, que é o maior da região e o único onde é permitido a navegação: há até barcos que fazem tour em suas águas. Interessante que nesse lago pode-se fazer mergulho, e a atração é uma cidade submersa.

Ali também aprendemos que os ursos comem 200.000 frutinhas silvestres por dia, o que equivale a comer 60 hamburgues diários - é um bocado, mas se a gente pensa que eles ficarão meses sem comer, faz sentido. O curioso é pensar num animal desses, que sempre vemos como feroz e perigoso, comendo frutinhas!

clique na foto para ampliá-la
A cidade vista de Sulphur Mountain
Fairmont Hotel visto de Sulphur Mountain
Lago Minnewanka

Ainda fomos ver a cachoeira do Rio Bowl e no caminho encontramos um lobo pequeno atravessando a rua e, mais adiante, outro veado pastando tranquilamente no quintal de uma casa - parecem animais domesticados!

Continuando fomos ao teleférico: oito minutos subindo entre os pinheiros e de lá de cima uma vista maravilhosa da cidade, das montanhas, dos rios, dos lagos. Vale a pena essa subida.