Sábado: Ignace - Thunder Bay
27.08.2011
Hoje fizemos uma viagem mais curta para pernoitar numa cidade maior, com bom sinal de internet – daqui a pouco explicamos. Foram 246 km de estrada boa, mas a 90 km/h é duro resistir à vontade de parar no acostamento, deitar na grama e simplesmente dormir. Em dois trechos havia parada por causa de obras, e isso até serviu para dar uma acordada - acabamos fazendo esse trecho numa tacada só.
A paisagem foi de pinheiros, pequenas montanhas de pura rocha e muitos lagos. Chegados a Thunder Bay, fomos passear na orla do Lago Superior que banha a cidade. Imenso, águas claras que devem ser muito frias. No inverno, vimos fotos, ele congela. É muito difícil pensar que essa massa imensa de água possa se transformar em gelo.
|
Voltaram os pinheiros ao longo da estrada |
|
Mudança de fuso a um quarto da Terra |
|
Marina em Thunder Bay (Lake Superior) |
|
The Sleeping Giant |
Thunder Bay é uma cidade de uns 180 mil habitantes, bonita e organizada. Uma de suas atividades mais importantes é ligada a medicina nuclear e genética. Mas do ponto de vista turístico não oferece muito. A área em que fomos passear está em reforma – quando ficar pronta pode ser que se tenha um espaço mais bonito à beira do lago. Mas mesmo assim, estranhamos a falta de restaurantes naquela região.
Na volta para o hotel nos preparamos para falar com o Brasil via Skype: nessa noite era a festa de aniversário do SombreroS M.C., e havíamos combinado de participar dela de longe. Compramos umas cervejas para brindar à data e fomos para a sala de café da manhã do hotel para estourar uma pipoca e esperar pelo contato.
Nada feito: o hotel não é fully licensed (licença total), e bebidas alcoólicas só podem ser consumidas no quarto. Então tá, estouramos a pipoca e voltamos para cima. E já que estávamos ali resolvemos esperar pela conversa na cama – afinal esse é o lugar de dois velhinhos aposentados depois das 22h00, né?
Foi muito gostoso brindar ao pessoal lá em Limeira e trocar algumas palavras com alguns deles. Estamos nos divertindo muito nessa viagem, mas numa ocasião dessas a saudade bate forte e a gente tem que engolir em seco e continuar.
E por essa data ter sido marcada pelos SombreroS, também nos lembramos que no dia 27 de fevereiro estávamos partindo de casa para começar esta viagem. Também temos um ‘aniversário’ a celebrar hoje, e depois de seis meses de viagem cremos ser hora de publicar algumas estatísticas:
Quilometragem até agora: 32.044 (mais aproximadamente 3.600 em barcos / ferrys)
Tempo total gasto na estrada: 474h37m
Combustível consumido: 1.766,3 litros (consumo médio de 18,1 km/l)
Um jogo de pneus, faltando pouco para trocar o segundo.
E ainda temos muito para rodar. Um grande abraço e beijo a todos que de alguma forma nos apoiaram nessa empreitada.