Destino Alasca

Sexta-feira: Ottawa

02.09.2011

 
Hoje fomos realmente turistas por aqui. Fomos passear nas redondezas dos rios Rideau, Ottawa e ver as eclusas do canal Rideau: é um canal ligando o rio Rideau ao rio Ottawa, e ao longo desse canal foram construídas eclusas para compensar a diferença de nível entre os rios. Originalmente elas eram usadas para fins comerciais, mas atualmente atende somente a barcos de lazer.

O interessante é que a abertura e fechamento das comportas são feitos manualmente. São umas seis comportas e os funcionários, dois de cada lado, sobem e descem enrolando as correntes. E a eclusa é muito usada; enquanto estávamos lá, menos de uma hora, desceram duas lanchas juntas e depois mais uma.

clique na foto para ampliá-la
Frutas prontas do supermercado  
clique na foto para ampliá-la
Um dos muitos belos prédios da cidade  
clique na foto para ampliá-la
Eclusa vista de cima  
clique na foto para ampliá-la
Operando a eclusa  














A caminho do Parlamento passamos por um cantinho superespecial, com cadeiras e barracas para se abrigar do sol. Havia até uma placa sugerindo que as pessoas se sentassem e relaxassem... e foi o que fizemos. Para completar há rede WiFi de Internet, funcionando melhor do que a do hotel. É incrível essa questão de WiFi aqui no Canadá e nos EUA: se você tiver um telefone com acesso a rede sem fio e Skype, fala com o mundo praticamente na hora que quiser - tudo que é loja e restaurante tem rede disponível para os clientes. Em dúvida é só parar ao lado de uma loja McDonald's ou Starbucks - nem precisa entrar para pegar sinal da rede deles.

Em seguida fomos para o Parlamento. Um lugar muito bonito! Prédios antigos, num parque enorme. Há visitas guiadas para os dois prédios abertos - o terceiro está em reforma - e para os jardins, onde há uma profusão de belas estátuas para serem admiradas. Pegamos uma senha para fazer os tours dos dois prédios e para preencher o tempo de espera fomos comer salsicha bratwurst e italiana, meio picante, vendida em carrinho de rua por uma polonesa (ela estava falando com uma conterrânea e perguntamos que língua era). E bebemos Root Beer! As linguiças estavam boas, mas essa bebida esquisita à base de açafrão é muito ruim, parece remédio.

clique na foto para ampliá-la
Eclusa e Château Laurier  
clique na foto para ampliá-la
Parlamento, bloco leste  
clique na foto para ampliá-la
Rio Ottawa  
clique na foto para ampliá-la
Calçadão financeiro  















Depois dos tours, em que são mostradas algumas das principais salas do Parlamento, fomos até a Igreja Notre Dame que também é uma riqueza. O altar é uma réplica da basílica de São Pedro, no Vaticano, riquíssimo e muito bonito.

Algo interessante nessas cidades é que você 'tropeça' em locais históricos a cada passo. Na volta da catedral vimos uma casinha antiga e fomos olhar uma placa que havia na frente: ela foi residência do mestre carpinteiro Flavien Rochon, responsável pela construção da Biblioteca do Parlamento e da Igreja de Notre Dame. A casinha ficou nas mãos da família por 90 anos e continua lá como recordação/homenagem ao mestre. Coisa de país que preserva sua história.

clique na foto para ampliá-la
Parlamento, bloco central  
clique na foto para ampliá-la
Galeria Nacional de Arte do Canadá  
clique na foto para ampliá-la
Outros ângulos do Parlamento...  
clique na foto para ampliá-la
Sala de imprensa do Parlamento  















Foram mais de seis horas caminhando pela cidade, e decidimos tomar o rumo do hotel. E, como em toda cidade grande, também se vê bêbados, pedintes e, ao que parece, até drogados. Passamos pela Av. St. George, onde há um abrigo do Exército da Salvação, e vimos uns tipos cuja indumentária e comportamento faziam pensar na cracolândia em São Paulo! Não tem jeito, esse problema é universal.
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
MACN
 abaixo