Destino Alasca

Quinta-feira - Sexta-feira: Washington, DC

22-23.09.2011

 
Os dois dias foram dedicados a passear na capital dos EUA. No dia 22 tomamos o metrô e basicamente andamos pelo Mall, a imensa área que vai do Capitólio de um lado até o Memorial a Abraham Lincoln do outro.

A diversão começou no metrô: ficamos lendo as instruções e recusando a oferta de ajuda do funcionário do metrô. Depois de muito ler aceitamos a ajuda, e descobrimos que jamais teríamos conseguido comprar os bilhetes certos sem sua ajuda - as máquinas do metrô de Washington batem tudo que havíamos visto em matéria de procedimentos estranhos.

clique na foto para ampliá-la
Em frente ao Capitólio  
clique na foto para ampliá-la
Oba, conseguimos uma foto dos quatro  
clique na foto para ampliá-la
Parada para descanso  
clique na foto para ampliá-la
Biblioteca do Congresso  


Washington é uma cidade que exige muito tempo para realmente ser explorada: há uma dezena de museus ao longo do Mall - visitamos o Air and Space Museum da Smithsonian Institution - além do Capitólio, que também vale a pena visitar - acabamos não fazendo, pois só ali gastaríamos mais de uma hora.

Fomos parar na Union Station por acaso/erro: no Capitólio pedimos ajuda de um voluntário que ajuda os visitantes para chegar ao Lincoln Memorial, lá do outro lado do Mall. Ele nos indicou o ônibus, que tomamos. Depois de menos de quinze quadras, sendo metade delas voltando para o lado de onde viéramos, ele parou na Union Station e o motorista mandou todos descerem. Perguntamos a ele o que se passava e recebemos a informação de que a linha que servia o Memorial já não existia há tempo! Lá se foram US$ 4,00 para dar a volta na quadra, ou quase isso.

Já que estávamos ali resolvemos almoçar na própria estação, que oferece diversas opções à la praça de alimentação. Comemos numa lanchonete toda decorada em estilo anos 50-60, inclusive os garçons e garçonetes trajados como naquela época. Muito legal. Já havíamos visto um restaurante nesse estilo no caminho de Elizabeth para Philadelphia, e o restaurante onde almoçamos em Philly também tinha esse jeitão. Parece haver um bom número de estabelecimentos explorando esse estilo.

clique na foto para ampliá-la
Suprema Corte  
clique na foto para ampliá-la
Union Station  
clique na foto para ampliá-la
Abraham Lincoln Memorial  
clique na foto para ampliá-la
Auto-explicativa  


Depois de uma nova viagem de metrô - que tivemos que pagar porque a passagem que compramos em Arlington era só para vir e voltar - visitamos o Lincoln Memorial - muito bonito - e fomos ver a Casa Branca. A quantidade de monumentos e edifícios monumentais em Washington é incrível!

Na Casa Branca bateu o cansaço, e decidimos retornar ao hotel. Nova - e interessante - surpresa com a passagem do metrô. De manhã havíamos comprado uma passagem mais barata, que tinha como condição retornarmos apenas depois das 19h00. Como voltamos mais cedo estávamos curiosos para saber o que aconteceria. Muito simples: conseguimos entrar no metrô, fazer a viagem, mas não conseguimos sair! Ao contrário do que costuma-se ver em outros lugares, aqui é necessário passar o bilhete na catraca também ao sair. Nesse momento a catraca não abriu e apareceu uma mensagem mandando pagar a diferença numa máquina ao lado. Embarcamos antes das 19h00 e chegamos depois desse horário, mas o sistema 'sabia' que embarcamos antes da hora. Essa parte é muito bem pensada, faz os ajustes necessários com o mínimo de dor de cabeça para os dois lados!

No dia 23 corrigimos um erro, ou melhor ignorância, do dia anterior: na verdade o museu que queríamos ver era 'o outro': só depois de andar um bocado no museu de Washington descobrimos que atualmente o Air and Space Museum do Smithsonian tem dois locais, um no Mall e outro perto do aeroporto internacional Dulles. Então fomos para lá, ver alguns exemplares muito interessantes de aeronaves: um supersônico Blackbird, um Concorde, um protótipo do ônibus espacial Enterprise e o Enola Gay, o avião que lançou a bomba de Hiroshima - aparelho de triste lembrança mas de indiscutível importância histórica.

clique na foto para ampliá-la
Casa Branca  
clique na foto para ampliá-la
Washington Hotel  
clique na foto para ampliá-la
Musei aero-espacial do Smithsonian  
clique na foto para ampliá-la
Infelizmente o espelho de água está em reforma  


Pena que não dava nem para dar uma olhadinha para dentro dessas aeronaves. Nem mesmo uma passarela para olhar pelas janelas. Acabou sendo um pouco frustrante...

Dali fomos almoçar em Georgetown, suburbio muito charmoso de Washington. Pena que estava chovendo, pois caminhar um pouco pelas ruas é uma das atrações desse delicioso pedacinho da capital norte-americana.

E dali voltamos para o hotel e Karen e o DT se foram. Esses três dias passaram muito depressa, e na ânsia de ver e fazer coisas acabou sobrando pouco tempo para simplesmente curtir a presença deles. Mas foi muito bom!!!
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
TOAT
 abaixo