Rumo ao mediterrâneo

4ª Etapa – Dos Campos de Lavanda para as Montanhas: uma pequena amostra da “Provence” e Parque Mercantour

Segunda-feira, 4 de julho de 2011

 
Não sem razão, Moustiers-Ste-Marie – ou mais simplesmente “Moustiers” - tem o título de “Uma das Mais Belas Vilas da França” (Un Des Plus Beaux Village de France). A ocupação do local da atual vila começou no Século V quando monges da Abadia de Lérins (da ilha de Saint-Honorat na Riviera Francesa) criaram um monastério nas grotas de “travertino” que circundam Moustiers. O monastério desenvolveu-se a partir da capela de Notre Dame de Beauvoir, datada de 470 DC, que domina o cenário da vila.

Moustiers também é muito conhecida pela sua arte em cerâmica. A “faiança” foi introduzida em 1668 por um monge italiano em visita ao monastério local. Durante o reinado de Luís XIV a faiança de Moustiers adquiriu notoriedade por conta de uma determinação real para derreter todos os utensílios de mesa feitos de ouro e prata.












Na manhã seguinte partimos para os campos de lavanda do "Platô de Valensole".

O Platô, com 800 km2 de área e uma altitude média de 590 msnm, dedica-se ao cultivo de grãos e lavanda (lavandula augustifolia).













Do Platô para a margem direita do "Gorges du Verdon"...

Após "Gorges do Daluis", uma parada para almoço em "Valberg".

Após Valberg um trecho difícil na rota D30 (entre as vilas de "Beuil" e "St-Sauveur-sur-Tinée").

Estávamos prontos para encarar o desafio do dia, subir o “Col de la Bonette” (2.715 msnm) – o quarto mais alto passo alpino – dentro do Parque Nacional do Mercantour.














Finalmente, objetivo cumprido: "Col de la Bonette" - 2.715 msnm, o quarto mais alto passo alpino. Um pequeno detalhe, a rota prolonga-se por mais 2 km até um mirante chamado "Cime de la Bonette", com 2.860 msnm (é considerada a estrada mais alta dos Alpes). Neste dia o caminho para o "Cime" estava fechado pelo gelo.

Descendo do "Col" pela face Norte, rumo ao nosso destino de pernoite em "Barcelonnette".

Finalmente, "Barcelonnette"!!!
 
 
 
Bookmark e Compartilhe
 

Comentários (2)

2/2/2017 20:34:48
6DNHLRZV
Gegen Pea02e3z;Privltoutlet.com ist ein privater Shopping-Club und verkauft in der aktuellen Aktion Pelze von Fuchs, Kaninchen, Nerz, Iltis, Kojote etc.Da ich es ziemlich sinnentleert finde, in unseren Breitengraden und in diesem Jahrhundert einen Pelz zu tragen, ist…
 
28/6/2016 08:13:45
YJ1OX9TJA6YM
Gracias Yolanda. La verdad es que a mi también me sorprendió cuando lo vi, y me dije, si no lo hago nunca saldré de dudas y la verdad es que sí, queda bien. Quizá tenga un sabor más pronunciado que el pulpo cocido en agua. Si lo empleamos para el arroz queda senocaisnal. Tu blog también está muy bien.
 

Comente

Nome
E-mail
Comentário
Escreva a chave:
GJIQ
 abaixo